jusbrasil.com.br
20 de Setembro de 2021

Vinho Juliette tem alta de 40% nas vendas. Conheça as coincidências na história do seu registro de marca!

Uma série de coincidências beneficiou uma empresa que estava com o registro de marca em dia. Essa história nos lembra a importância do registro de marca no INPI.

Ana Clara  Ribeiro, Advogado
Publicado por Ana Clara Ribeiro
há 5 meses

Uma marca de vinhos que tem o registro da marca JULIETTE está lucrando com a popularidade da participante Juliette Freire, do BBB 21.

Acompanhe a linha do tempo na imagem abaixo, leia o texto e veja como essa história é interessante!

Créditos: Instagram 3Três Consultoria e Criação

.......................................................................................................................

Uma vinícola catarinense solicitou o registro da marca JULIETTE no INPI, para a classe de vinhos e espumantes, mais de 6 meses antes da estreia do BBB, em 15/05/2020.

A concessão do registro saiu em 26/01/2021, um dia depois da estreia do programa, quando a participante Juliette Freire, da Paraíba, entrou na casa do BBB.

Aliás, se levarmos em consideração que o BBB é exibido à noite, e as decisões do INPI são publicadas pela manhã, então trata-se de apenas algumas horas de diferença entre a estreia de Juliette Freire na TV e o registro da marca JULIETTE.

No decorrer do programa, Juliette explodiu em popularidade. Vários produtos têm crescido em vendas por causa da associação com a moça. Um deles é o vinho JULIETTE, produzido pela empresa da qual estamos falando.

Curiosamente, além da coincidência entre os nomes, a garrafa do vinho vendido pela empresa apresenta a imagem de uma charmosa mocinha de cabelos compridos e castanhos, como os de Juliette.

De acordo com a matéria de Janaína Laurindo para o NSC Total, publicada em 28/04/2021, a empresa constatou aumento de 40% nas vendas dos vinhos JULIETTE nos últimos 15 dias.

O nome chamou a atenção dos consumidores e trouxe visibilidade para o produto. Com o registro de sua marca no INPI, a fabricante agora está tranquila para aproveitar o sucesso inesperado dos seus vinhos.

Essa história vem nos lembrar que:

  • Marcas são bens sujeitos a valorização. Por isso, devem ser protegidas e bem administradas!
  • Sorte, coincidências, serendipidades, “viralizar” na Internet... Essas coisas podem acontecer no mundo dos negócios e transformar o destino de empresas e marcas. Mas quem mais se beneficia com esses eventos são as empresas precavidas, que já tinham uma estratégia de Propriedade Intelectual bem executada antes do evento inesperado. Se a vinícola não tivesse pedido o registro da marca JULIETTE, talvez hoje ela teria dificuldade em consegui-lo, pois o nome está em alta.
  • O registro de marca, quando feito de maneira correta (sobretudo no que diz respeito à classe de marca), protege o seu negócio e cria oportunidades para ele, sem prejudicar as oportunidades de terceiros. A escolha do nome do vinho não teve nada a ver com a participante do BBB21. A marca está registrada no segmento de bebidas alcoólicas (não prejudicando a exploração comercial do nome Juliette para fins de entretenimento ou outros). Mesmo assim, imagine o quanto a marca JULIETTE não vale hoje?

Essa história nos lembra a importância do registro de marca no INPI. E, é claro, a importância de não contar com a sorte — mas estar preparado caso ela chegue.

Busque assessoria para registrar e proteger as marcas do seu negócio!

.......................................................................................................................

  • Este é um conteúdo informativo e não tem natureza de parecer ou consulta jurídica.
  • Não tenho relação contratual com nenhuma das pessoas ou empresas mencionadas neste artigo.
  • Todas as informações usadas na produção deste conteúdo são públicas. As imagens utilizadas são de autoria da empresa 3Três Consultoria e Criação, da qual eu faço parte. O repost com crédito é permitido, desde que as imagens não sejam editadas.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)