Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Deputado desiste de projeto de lei que criminalizaria letras de música ofensivas

Uma análise jurídica do tipo penal sugerido pelo Projeto de Lei, e uma comparação com a Sugestão Legislativa que tentou criminalizar o funk em 2017

Publicado por Ana Clara Ribeiro
há 4 anos

person showing handcuff

Crédito da imagem: niu niu, via Unsplash. Uso autorizado

De autoria do Deputado Federal Charlles Evangelista, o Projeto de Lei nº 5194/2019, que faria acréscimos no Código Penal em relação ao crime de apologia de crime ou criminoso, foi retirado pelo próprio Deputado no dia 12.11.2019.

O Projeto de Lei iria acrescentar o seguinte parágrafo ao art. 287 do Código Penal:

§ 1º - Na mesma pena prevista no caput incorre aquele que através de qualquer estilo musical que contenham expressões pejorativas ou ofensivas, que estimulem:
a) O uso e o tráfico de drogas e armas;
b) A prática de pornografia, pedofilia ou estupro;
c) Ofensas à imagem da mulher;
d) O ódio à polícia.

Assim, a intenção era introduzir uma nova modalidade do crime de "fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime", o qual é punido com detenção de 3 a 6 meses ou multa.

Vale lembrar que, em 2017, houve uma Sugestão Legislativa que visava criminalizar o ritmo funk.

Na época, expressei minha opinião jurídica sobre esse assunto ao publicar o artigo Da inconstitucionalidade e impossibilidade fática da proibição do funk (clique aqui para ler).

A Sugestão foi rejeitada; mas, 2 anos depois, vemos que a criminalização de estilos musicais continua em pauta.

Inicialmente, a redação do parágrafo proposto pelo Projeto de Lei (PL) de autoria do Deputado Charlles Evangelista me parece estranha, pois não está claro se "cantar algo que contenha expressões pejorativas ou ofensivas" e "estimular .... (os temas arrolados nas alíneas)" seriam condições cumulativas, ou se se trata de um tipo penal misto.

Mesmo assim, a título de comparação, dessa redação já podemos tirar as seguintes conclusões:

a) Por um lado, o PL tem um caráter ainda mais interventivo que a Sugestão Legislativa de criminalizar o funk, pois o PL visava criminalizar condutas propagadas por meio de "qualquer estilo musical";

b) Por outro lado, o PL delimitou o âmbito do tipo penal a músicas "que contenham expressões pejorativas ou ofensivas"; e além disso, explicitou os temas sobre os quais o estímulo seria criminalizado.

Qualquer música que estimulasse atos tipificados como crime, e que não se encaixasse na redação do parágrafo sugerido pelo PL, recairia sobre o "caput" do art. 287 do Código Penal (mais uma razão pela qual o PL seria, do ponto de vista jurídico, desnecessário).

Por outro lado, pelo princípio da tipicidade, o estímulo a qualquer outro ato não tipificado como crime e que não recaísse nas hipóteses das alíneas do § 1º, não poderia ser considerado crime – pelo menos não para os fins do art. 287 do CP; lembrando, por exemplo, que existe a tipificação da conduta de induzir, instigar ou prestar auxílio a suicídio (art. 122 do CP).

  • Sobre o autorAdvogada de Propriedade Intelectual (foco em Marcas e Direitos Autorais)
  • Publicações62
  • Seguidores215
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações819
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-desiste-de-projeto-de-lei-que-criminalizaria-letras-de-musica-ofensivas/784826761

Informações relacionadas

Demilson Franco, Advogado
Artigoshá 6 anos

Apologia e/ou Incitação ao crime na Música Brasileira.

Ana Clara  Ribeiro, Advogado
Artigoshá 7 anos

Da inconstitucionalidade e impossibilidade fática da proibição do funk

Notíciashá 7 anos

Sugestão de criminalizar o funk será discutida na quarta-feira (13)

Thiago Souza, Advogado
Artigoshá 6 anos

Apologia;Incitação ou apenas entretenimento?

Ana Clara  Ribeiro, Advogado
Notíciashá 4 anos

Músicas que falam sobre consumo de drogas não são crime

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)